Representantes dos órgãos correalizadores da CITER receberam, na última terça-feira (16/04), veículos de imprensa em um workshop, ministrado em Teresina-PI. O evento também contou com transmissão online.
A oficina teve como objetivo capacitar jornalistas para a cobertura do evento, não apenas fornecendo informações sobre a Conferência, mas também com a explicação de alguns conceitos-chave dentro das temáticas de energias renováveis, hidrogênio verde e ODS, bem como atualizá-los sobre algumas ações do governo do estado voltadas para a área. Ao final, os participantes puderam participar com observações e perguntas aos palestrantes.
Aberto e mediado por Ana Paula Rodrigues, presidente do Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA), o workshop começou com o Secretário Mussoline Guedes (Coordenador Geral de Comunicação Social do Governo do Estado do Piauí) dando as boas-vindas e destacando a importância do papel dos jornalistas na caminhada rumo à transição energética sustentável.
"O jornalista tem a grande responsabilidade de difundir notícias da forma mais precisa e objetiva possível. A ideia do evento de hoje é justamente alinhar conceitos importantes dentro dessa temática técnica, para que as coberturas dos assuntos tratados sejam realizadas de forma didática e clara, e com isso alcance a todos os membros da sociedade", completou.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram tema da palestra da Analista de Conhecimento e Comunicação do PNUD, Luciana Bruno. "O progresso social, econômico e ambiental só se concretiza por meio do diálogo entre instituições, governo e sociedade civil. A CITER vai ser o espaço ideal de fomento para essas conversas e trocas de experiência e conhecimento", concluiu.
Ricardo Castelo, vice-presidente de energias renováveis e hidrogênio verde da Investe Piauí, destacou as ações desenvolvidas pelo governo do Piauí no campo das energias renováveis. "O estado se firma como porta de entrada para um futuro que alia desenvolvimento econômico e sustentabilidade. A atual gestão quer reinventar o Piauí com investimentos principalmente nas áreas de transição energética e inovação", explicou.
Ana Paula Rodrigues, do ICIMA e uma das idealizadoras do evento, apresentou os objetivos e a programação da CITER com detalhes. “Hoje, no cenário mundial, a busca por fontes de energia limpa e sustentável é de suma importância para a vida de todos. Além de painéis e espaço de networking, a CITER contará com diversas atividades, justamente para envolver a todos os setores da sociedade nos debates sobre a temática".
Do ponto de vista técnico e acadêmico, o workshop contou também com aula ministrada pelo professor titular da Universidade federal do Ceará, Ênio Pontes, sobre o Panorama Mundial, Nacional e Regional das Energias Renováveis e do Hidrogênio Verde.